Delegação Judicial da China visita Tribunal Marítimo e Juízos cíveis de Lisboa
O Palácio da Justiça de Lisboa acolheu no dia de ontem uma sessão de intercâmbio entre representantes da Magistratura Portuguesa e uma delegação do Tribunal Marítimo de Dalian, da China.
A receção foi conduzida por Artur Cordeiro, Juiz Desembargador e Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, acompanhado por João Caldeira Jorge e Maria João Calado, Juízes de Direito do Tribunal Marítimo e Ana Isabel Barros, Juíza de Direito do Tribunal da Propriedade Intelectual.
O encontro teve início pelas 14 horas e incluiu um debate centrado na partilha de experiências sobre os processos judiciais cíveis e marítimos em Portugal. Este momento de diálogo jurídico visou promover uma compreensão mútua das práticas judiciais entre os dois países.
A delegação chinesa foi composta por Zhang Guoquan, Presidente do Tribunal Marítimo de Dalian, Song Xiaoke, Diretor do Gabinete de Estudos do mesmo tribunal, e Cheng Xin, Subdiretor do Tribunal de Julgamento de Haifa, igualmente pertencente à jurisdição marítima de Dalian.
Este tipo de iniciativas reforça os laços de cooperação internacional e fomenta o intercâmbio e partilha de boas práticas entre sistemas judiciais, contribuindo para um direito mais global e informado.
