Comarca de Coimbra e entidades parceiras adotam o SEGIP

No passado dia 10 de janeiro, foi assinado, o protocolo de implementação do Sistema Eletrónico de Gestão de Informação Processual (SEGIP) na Comarca de Coimbra. Desenvolvido pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), o SEGIP, anteriormente conhecido como SIIP, é uma ferramenta digital que facilita a organização, análise e apresentação da prova em processos criminais complexos. O sistema permite integrar factos, provas e pessoas de forma simples, assegurando uma gestão mais ágil e estruturada da informação ao longo de todas as fases do processo.
O presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Dr. Carlos Oliveira, destacou o esforço conjunto que possibilitou a implementação do SEGIP: “Conjugaram-se aqui todas as vontades para tornar mais eficiente todo o processo.” O presidente da Relação de Coimbra, juiz desembargador Jorge Loureiro, salientou o impacto positivo na segunda instância: “Esta ferramenta é uma mais-valia para quem recebe recursos na Relação.”
Protocolo envolve tribunais, Ministério Público e órgãos de polícia criminal
Assinaram o protocolo o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, a Procuradoria da República da Comarca de Coimbra, a Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, o Comando Distrital de Coimbra da PSP, o Comando Territorial de Coimbra da GNR e o Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da Unidade de Ação Fiscal da GNR.