Conferência “Famílias de Acolhimento Procuram-se”
No passado dia 17 de outubro, o Palácio Marqueses da Praia e Monforte em Loures, foi palco da muito aguardada conferência “Famílias de Acolhimento – Procuram-se”, promovida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, com o apoio do Conselho Superior da Magistratura e da Câmara Municipal de Loures. O evento, que se revelou um verdadeiro sucesso e contou com uma adesão expressiva, reuniu um leque notável de especialistas, profissionais do sistema judicial e da segurança social, e membros da sociedade civil.
A sessão de abertura contou com intervenções da juíza presidente da Comarca de Lisboa Norte, Sara Pina Cabral, da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, e do vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes.
Ao longo do dia, a conferência estruturou-se em diversos painéis de oradores, que abordaram a temática de diferentes perspetivas o que permitiu a aprofundar o debate e a sensibilização para a urgência da implementação efetiva do regime de acolhimento familiar em Portugal, procurando respostas concretas para o direito de as crianças e jovens crescerem num ambiente seguro, afetuoso e estável.
Durante a tarde o painel da mesa redonda contou com a moderação especial da comunicadora, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente da Associação “Corações com Coroa, Catarina Furtado. A sua participação enriqueceu o debate, trazendo uma voz de grande alcance público para uma causa que exige o envolvimento de toda a sociedade
A Comarca de Lisboa Norte congratula-se pelo sucesso desta conferência, que demonstrou a pertinência do tema e reforçou a necessidade de colaboração entre o sistema de Justiça e as restantes entidades com intervenção na promoção e proteção dos direitos da criança.
Para quem não pôde estar presente, a conferência foi transmitida em direto e pode ser revista no canal Justiça TV.









