Quatro detidos e quase dois mil artigos contrafeitos apreendidos em Pombal
In Diário de Leiria, de 14-01-2026
GNR deteve, na segunda-feira, em flagrante, três homens e uma mulher, com idades entre os 32 e os 45 anos
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje a detenção de quatro pessoas suspeitas do crime de contrafação e a apreensão de quase dois mil artigos contrafeitos em dois estabelecimentos comerciais no concelho de Pombal.
Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR referiu que deteve, na segunda-feira, em flagrante, três homens e uma mulher, com idades entre os 32 e os 45 anos, pelo crime de contrafação, na localidade de Carriço, no concelho de Pombal.
“No âmbito de uma operação de fiscalização direcionada para a proteção dos direitos de propriedade industrial e para o combate à economia paralela, os militares da Guarda fiscalizaram dois estabelecimentos comerciais”, sendo que no seu interior apreenderam 1.926 artigos contrafeitos, incluindo vestuário e acessórios, de “diversas marcas de prestígio, reconhecidas no mercado internacional, que se encontravam expostos para venda ao público”, adiantou.
A GNR acrescentou que os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Pombal.
À Lusa, fonte do Destacamento Territorial de Pombal explicou que os arguidos são os proprietários das lojas comerciais e três deles “têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de ilícito”.
Segundo a GNR, ações como esta “têm como objetivo primordial garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, incidindo no combate direto à contrafação, à imitação e ao uso ilegal de marca”.
“Estas práticas lesam os titulares dos direitos e colocam em risco os consumidores, que, ao adquirirem este tipo de artigos, podem comprometer a sua segurança e contribuir para o financiamento de redes de criminalidade organizada”, alertou o Comando Territorial de Leiria da GNR.
