Promoção de iniciativas (abertura do Tribunal à Comunidade)
Iniciativa Solidária de Natal - Ministério Público e Tribunal Judicial da Comarca de Bragança
O Ministério Público junto da Comarca de Bragança e o Tribunal Judicial da Comarca de Bragança têm a honra de apresentar a Vossas Excelências iniciativa solidária de Natal, que tem como objetivo proporcionar um momento especial às crianças e jovens apoiadas, acolhidas e acompanhadas pelas Instituições que integram a Comarca de Bragança, num espírito de partilha da magia do Natal e de aproximação às entidades e à comunidade.
Este ano a Procuradoria da República da Comarca de Bragança está a organizar uma campanha informal de recolha de bens essenciais e presentes de Natal junto do Tribunal Judicial da Comarca de Bragança e demais Núcleos / Juízos de Proximidade, bem como com todas as pessoas e entidades que desejem contribuir para um Natal mais feliz e acolhedor para as crianças e jovens que mais precisam.
Assim, gostaríamos de convidar Vossas Excelências a participarem neste gesto conjunto de Natal.
Para concretização da iniciativa solidária de Natal, foram solicitadas às Instituições da Comarca quais eram as necessidades das Instituições e desejos das crianças e jovens, conforme lista infra:
1– Obra Kolping Bragança, que é uma instituição que acolhe rapazes e raparigas, foram indicados:
– Produtos de higiene (champô, gel de banho, escovas de dentes, pasta de dentes, creme corporal, desodorizante…)
-Bens alimentares de primeira necessidade;
-Fatos de treino, roupa desportiva do tamanho 4 anos, 6 anos, 10 anos, 12 anos, até ao XL;
– chocolates/ bolas de futebol, um jogo de tabuleiro, marcadores, lápis de cera, álbuns para pintar/colorir, uma coluna de som para a instituição, peluches, jogos de cartas, plasticina.
**
- Fundação Casa de Trabalho em Bragança, que é uma instituição que acolhe 26 rapazes jovens entre os 11 e os 21 anos, foram indicados:
-Bens essenciais: Lençóis e edredões para o inverno;
– Fatos de treino, sapatilhas (Tamanhos 40, 42, 44), casacos (Tamanhos 40, L e XL);
– Chocolates, bolas de futebol, bandas desenhadas, jogos de cartas, uma playstation com jogos ou consola com jogos e comandos, carros telecomandados, coluna de som, phones sem fio.
**
- Lar S. Francisco em Bragança, que é uma instituição que acolhe 19 jovens raparigas entre os 9 e os 20 anos, foram indicados:
-Bens essenciais: Resguardos descartáveis para camas individuais, almofadas, edredões, lençóis polares para camas individuais, produtos de higiene feminina, secador de cabelo, prancha de cabelo;
-Bens para a instituição: micro-ondas, varinha mágica, robot, batedeira, fervedor elétrico, frigideira, jogo de tigelas inox, tostadeira, torradeira;
– as 19 meninas e jovens pediram canetas giras e temáticas coloridas, kit’s e artigos de maquilhagem/Beleza: batons, lápis de olhos, cremes de mãos, miniaturas de perfumes, cremes, sombras, rímel, cremes para os caracóis de cabelo.
**
- Casa Abrigo em Bragança, que acolhe crianças e jovens de todo país, foram indicados:
– Bens essenciais: talheres, micro-ondas, travessas, tabuleiros, tupperwares, tigelas de sopa, copos, canecas, saladeiras, batedeira, varinha mágica, aspirador, computador;
– Phones com e sem fios, chocolates (muitos!), um camião de criança com atrelado, roupa quente para crianças, brinquedos, tablet’s, bolas de futebol em espuma, um jogo de tabuleiro, marcadores, lápis de cera, álbuns para pintar/colorir, peluches, jogos de cartas, plasticina.
**
- FFAM- MONCORVO, que acolhe 8 jovens raparigas dos 14 aos 17 anos, foram indicados:
-Bens essenciais: Robot de cozinha- batedeira; um tablet ou um computador;
– fatos de treino e casacos tamanhos S e M, perfumes de baunilha, maquilhagem, canetas, marcadores, creme corporal, chocolates e doces de Natal.
**
- CENTRO D. ABÍLIO-MACEDO DE CAVALEIROS, que acolhe crianças e jovens (24), foram indicados:
-Bens essenciais: bens alimentares para composição de cabazes natalícios para as crianças levarem para as famílias com quem irão passar o Natal, chocolates, frutos secos, azeite, aletria, ovos, açúcar, massa, arroz, …
– Fatos de treino de cores neutras do tamanho 1 ano até ao tamanho 12 anos;
– chocolates/ bolas de futebol, um jogo de tabuleiro, marcadores, lápis de cera, álbuns para pintar/colorir, peluches, carrinhos, bonecas, jogos de cartas, plasticina.
**
- 7. CAT MIRANDELA, que acolhe crianças e jovens, foram indicados:
-Bens essenciais: Um Nebulizador para saúde respiratória, Uma Torradeira; Uma Máquina de cortar cabelos, Uma Tostadeira, Um Fervedor de água elétrico.
– Para as crianças: brinquedo interativo para os 19 meses, um bebé nenuco, um homem arranha, brinquedo com estimulação sensorial, caixa de maquilhagem para os 6 anos, um jogo de tabuleiro, chuteiras tamanho 37, um relógio, phones sem fio (2), carro telecomandado, colunas de som sem fio (2).
Para que possamos preparar os donativos de forma adequada e garantir que cada faixa etária de crianças e jovens receba algo útil e que vá ao encontro das suas necessidades, do agrado de cada um(a), na medida do que todos(as) possamos reunir, solicitamos, se possível, a entrega dos bens e donativos até ao próximo dia 10 de dezembro de 2025, pelas 12h30, no Gabinete da Exma. Sra. Coordenadora do Ministério Público da Comarca de Bragança [Tribunal Judicial da Comarca de Bragança (sede)] e/ou nos gabinetes dos(as) Senhores(as) Procuradores(as) dos vários Juízos de Competência Genérica e dos Juízos de Proximidade que integram a Comarca.
Previsivelmente entre os dias 11, 12, 15, 16 e 17 de dezembro (de modo a que todas ou o maior número de crianças e jovens possam estar presentes nas instituições respetivas, precavendo eventuais períodos de férias que se avizinham), será efetuada a entrega dos bens/presentes para as crianças e jovens, antes do dia de Natal.
Agradecemos antecipadamente a disponibilidade, solidariedade, generosidade e inexcedível colaboração de Vossas Excelências e ficamos inteiramente à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Indicamos para tudo quanto entendam necessário os contactos telefónicos da Exma. Senhora Procuradora da República Coordenadora da Comarca de Bragança, Dra. Filipa Araújo (93 489 58 40) e da Exma. Senhora Procuradora da República junto do Juízo Central Cível e Criminal de Bragança e Juízo Local Cível de Bragança, Dra. Amélie Fernandes (91 104 44 91).
Com os nossos mais amistosos cumprimentos e saudações natalícias, e elevada estima profissional e pessoal,
As Procuradoras da República,
Filipa Araújo
Amélie Fernandes
